Chamameceros
HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE CHAMAMECEROS

Em São Luiz Gonzaga, nesta cidade rica em folclore missioneiro, gaúcho, mais precisamente no Galpão Ameríndio Guarani Missioneiro, de Jorge Guedes "Guga", surge a idéia de unir num só ritmo de chamamé sem fronteiras, os chamameceiros brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios. O trio idealizador deste evento internacional é formado pelos amigos Luiz Carlos Borges, Yamandú Costa e Jorge Guedes.


Os recursos financeiros eram mínimos, mas o entusiasmo do grupo fez com que houvesse o somatório de amigos, de músicos, do Poder Público Municipal, que uniram em colaboração para o sucesso do I Encontro Internacional de Chamameceros em 20 de novembro de 2004.
A mulher missioneira pode ser representada por Vania Guedes, esposa de Guga, mãe dos talentosos Anahy, Caraí e Andressito, que empresariando o grupo, administra com sucesso os encontros de chamameceros.
A divulgação dada pela imprensa local, regional, estadual, do Brasil e dos países convidados foi muito importante para o crescimento deste evento, que também apresenta espaço para o teatro, artes plásticas, poesia, literatura e palestra com temáticas culturais e ambientais.
• O Chamamé é um gênero musical em que sua origem integra raízes culturais dos índios guaranis e projeta-se para outras fronteiras. Como cita-se no Wikipédia: "Chamamé é um gênero musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai e em vários locais do Brasil (i.e. nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul) e em outros países. Em sua origem se integram raízes culturais dos póvos indígenas guaranis, dos exploradores espanhóis e até de imigrantes italianos.
O chamamé é o resultado do amor, da fusão de raças (etnias), que misturadas com o tempo contaram a história do ser humano e de sua paisagem, projetando-se inclusive para outras fronteiras. Utiliza o acordeão e o violão como instrumentos principais."
  • LANGUAGES

    AGENDA


    Seguidores

    Visitas


    Counter