Jader Leal


Jader Leal defende a música regional de temática nativista, através de composições próprias e de artistas consagrados no cenário musical gaúcho, com forte influência das “coisas do campo”, da fronteira com o Uruguay e Argentina, das “estradas e corredores”, agregando a essas temáticas sonoridades influenciadas por diversas tendências musicais, como as chamarritas missioneiras, as milongas gauchas, o folklore latino-americano, o jazz, a bossa-nova e a MPB.

Como intérprete, violonista e compositor, participa de festivais de música nativista no RS e em SC, com trabalhos apresentados em eventos como a Ramada da Canção e Festival Temático da Semana Farroupilha (Encruzilhada do Sul/RS), Manoca do Canto Gaúcho (Santa Cruz do Sul/RS), Capela da Canção Nativa (Amaral Ferrador/RS), Guarita da Canção (Torres/RS) Laçada do Canto Gaúcho (Brusque/SC), Estância da Canção Gaúcha e Canto da Terra (São Gabriel/RS), Canto Nativo dos Desgarrados (Itajaí/SC), Festival da Canção Nativa ( Joinville/SC), Acampamento de Arte Gaúcha (Tapes/RS), Via Mar Em Canto (Arroio do Sal/RS), Campo Em Canto (Itaqui/RS), Barra Em Canto (Barra do Quarai/RS), Vigília do Canto Gaúcho- fase municipal (Cachoeira do Sul/RS) Laçador do Canto Nativo (Porto Alegre/RS).



Principais Premiações

*Melhor Letra no II Festival da Canção Nativa de Joinville interpretando a canção Romance de vida e Pesca (Jader Leal /Átila Duarte).

*Primeiro Lugar no II Via Mar em Canto, em Arroio do Sal, interpretando com Luciana Schiavo a canção Romance de Serra e Litoral ( Mateus Lampert / Rafael Rocha / Rafael Sluminsky).

* Segundo Lugar e Música Mais Popular do 12º Acampamento de Arte Gaúcha de Tapes, interpretando a música Sete Povos do Tape (Cléber Laquimann).

*Melhor Intérprete do 2º Fest-Torres da Canção, com a música Colheitas da Vida (Mario Medeiros, Silvio Genro / Édson Gonçalves, Adriano Medeiros).

*Segundo Lugar na 3ª Laçada da Canção Nativa, com a música Num Silvido Proseio Meu Mundo (Jader Leal /Mateus Lampert ).

*Melhor Intérprete do 1º Canto Nativo dos Desgarrados, com a música Coplas para o Meu Rincão (Jader Leal/Átila Duarte/Sérgio Sodré Pereira).

Melhor Intérprete da 2ª Laçada da Canção Nativa, com a música Que Saudade Que Dá (Jader Leal / Mateus Lampert);

*Melhor Intérprete da 1ª Manoca do Canto Gaúcho, com a música Pra o Acalanto das Horas (Jader Leal / Átila Duarte);

*3º Lugar na 1ª Manoca do Canto Gaúcho, com a música De Estrada e Tropa (Jader Leal / Mateus Lampert).

O SHOW


Depois dos Mates é um show musical inserido em um projeto que visa à ampliação da quantidade de pessoas conhecedoras da produção musical regional, nativista, no intuito de quebrar o paradigma de que a música dita “gauchesca” resume-se à temática campeira, fronteiriça, agropastoril; buscamos neste show, demonstrar o que chamamos de “Nativismo Urbano”: Composições formadas por poemas e letras de cunho regional, musicalizadas e arranjadas sob influências outras que não só as campesinas, mas também da produção cultural urbana, bem como releituras de canções consagradas no cenário musical gaúcho. Entendemos que a nossa música dever sempre ter raízes rurais, campeiras, mas também estar perfeitamente inserida no mundo atual, refletindo a realidade de tantos que deixaram o interior; procuramos quebrar o estereótipo do gaúcho interiorano derrotado pela cidade grande.


, ,
Voltar Para Casting.
  • LANGUAGES

    AGENDA


    Seguidores

    Visitas


    Counter