Musica

Música

do Lat. musica <> mousiké, das Musas, das belas-artes, especialmente dos sons


s. f.,
arte e ciência de combinar harmoniosamente os sons;
qualquer composição musical;
execução de uma peça musical;
solfa;
orquestra;
filarmónica;
qualquer conjunto de sons agradáveis;

fig.,
suavidade;
doçura;

fam.,
choro;
lamúria;

pop.,
arte de seduzir alguém pela conversa;
conversa enfadonha;
treta;
lábia.

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Actualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapeutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma actividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da músicainteligência e da cultura humanas. confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre e www.priberam.pt

  • LANGUAGES

    AGENDA


    Seguidores

    Visitas


    Counter